Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da República apela combate ao crime de colarinho branco

O Presidente da República, João Lourenço, conferiu ontem, terça-feira, posse a cinco novos juízes do Tribunal Supremo e apelou empenho no combate à corrupção e ao “crime de colarinho branco”.

Para o Estadista, o Tribunal Supremo joga importante papel no exercício da justiça, sobretudo no actual contexto de combate às práticas lesivas ao interesse do Estado, dos cidadãos e da sociedade.

João Lourenço aguarda que o Conselho Superior da Magistratura Judicial lhe submeta três nomes, entre os juízes Conselheiros, para nomear o juiz Presidente do Tribunal Supremo.

Acredita que os cinco empossados (Norberto Moisés Mona Capeça, Aurélio Simba, João Pedro Kinkani Fuantoni, Anabela Mendes Vidinhas e Rui Constantino da Cruz Ferreira) são os que deram melhores provas, no concurso levado a cabo.

Pede que cumpram com dignidade, honestidade, dedicação, sentido patriótico a sua missão e se guiem, exclusivamente, na Constituição e na Lei.

De acordo com a Constituição da República de Angola, o Tribunal Supremo é a instância judicial superior da jurisdição comum.

O presidente e o vice-presidente são nomeados pelo Presidente da República, de entre três candidatos seleccionados por 2/3 dos juízes conselheiros em efectividade de funções.

É a instituição judicial responsável por julgar recursos de decisões de primeira instância e pedido de extradição, entre outras matérias. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »