Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Marcado novo encontro entre Presidente e líder da Renamo

As negociações de paz vão prosseguir, nos próximos dias, com a realização em Moçambique, de um novo encontro, entre o Presidente Filipe Nyusi, e o líder da Renamo Afonso Dhlakama, que se encontraram nesta terça-feira, noticiou a AFP.

O chefe de Estado deslocou-se a Gorongosa (centro), onde se encontra refugiado Afonso Dhlakama, desde Outubro de 2015.

“Tive uma reunião com Afonso Dhlakama (…) para discutir as questões militares, em particular do desarmamento, da desmobilização e da reintegração”, declarou Nyusi num comunicado.

Acrescentou que o objectivo do encontro é de “acabar com as hostilidades e abrir uma nova era para uma paz duradoura”.

Antiga rebelião violenta da guerra civil moçambicana (1976-1992), a Renamou pegou em armas no centro do país, em 2013, para contestar a autoridade da Frelimo, o partido que assumiu as rédeas do poder desde a independência em 1975.

No final de 2016, Afonso Dhlakama proclamou um cessar-fogo para fazer avançar as negociações com o governo. Está trégua foi desde então respeitada.

Os membros da Renamo, que integram o Parlamento moçambicano, reclamam por uma maior descentralização do Estado e uma melhor integração dos seus militantes na polícia e no exército.

As negociações de paz estão em curso desde há vários meses, tendo no início de Fevereiro, o presidente moçambicano anunciado uma reforma da Constituição destinada a descentralizar o poder no país. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »