Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angolanos são os turistas que mais compram em Portugal

No ranking das nacionalidades que mais compram em Portugal, continuam os turistas angolanos, representando 34% do total das compras. No ano passado, gastaram em média 252 euros, segundo dados da Tax Free Global Blue. Os brasileiros surgem em segundo lugar.

Os angolanos lideram o ‘ranking’ de turistas que mais efecturaram compras, em Portugal, em 2017, revela o estudo da Tax Free Global Blue, empresa gestora de operações de vendas ‘tax free’ (reembolso de IVA a turistas), em terras lusas, recentemente divulgado.

O valor médio de compra ‘tax free’, segundo a entidade, aumentou para 269 euros em 2017, comparativamente aos 262 euros do ano anterior, com os turistas angolanos a liderarem as compras, correspondente a 34% do total, mais 30% que em 2016, embora com uma descida ligeira no valor da compra média, de 256 euros em 2016, para 252 euros em 2017.

Os turistas brasileiros voltam a estar na segunda posição, com 21% do total das compras efectuadas em 2017 e mais 54% que em 2016, tendo feito, em média, compras no valor de 225 euros, mais oito euros do que em 2016. Os chineses surgem em terceiro lugar do ranking, com 14% de quota de mercado e um aumento de 47% no total das compras feitas em 2017.

Os asiáticos lideram, assim, o valor da compra média, que subiu para os 642 euros por compra, quando, em 2016, foi de 574 euros.

Já os turistas americanos e os moçambicanos surgem em quinto lugar, respectivamente com 4% e 3% do total das compras realizadas, embora com valores médios de compras efectuadas substancialmente mais elevados no caso dos americanos (506 euros, contra os 197 dos moçambicanos).

Segundo a gestora de operações, as vendas ‘tax free’ aumentaram 36% em 2017, face a 2016, sem revelar o valor de vendas alcançado.

Turistas chineses são cada vez mais importantes

Devido ao aumento de turistas chineses em Portugal, a Global Blue está a preparar a entrada em funcionamento de dois novos serviços de reembolso específicos, através da plataforma Wechat e da rede Alipay.

A Wechat é um serviço multiplataforma de mensagens instantâneas desenvolvido pela Tencent na China e uma das aplicações de mensagens mais utilizadas pelos chineses.

Já a Alipay é a plataforma líder de pagamentos digitais operada pelo Grupo Ant Financial Services, permitindo aos turistas chineses receberem o reembolso do IVA das compras tax free diretamente para as respetivas contas bancárias.

A gestora de operações recorda que no dia 1 de julho entra em vigor o eTaxFree, um processo integralmente digital em que os dados transacionais de cada compra são comunicados online e em real-time à AT, diretamente dos pontos de venda.

Desta forma, quando o turista se dirige à alfândega – balcão da alfândega ou junto dos diversos quiosques eletrónicos que estarão disponíveis nos aeroportos do país, toda a informação necessária para levar a cabo o processo de validação pode ser instantaneamente obtida bastando para o efeito a leitura do passaporte.

Com este novo sistema reduz-se as filas de espera e o tempo necessário para processar os pedidos, permitindo um planeamento e uma distribuição mais eficiente dos recursos nas alfândegas. Além disso, torna o processo mais seguro ao permitir à Alfândega detetar precocemente quaisquer padrões suspeitos de atividade fraudulenta. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »