Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ministro inicia visita a Moçambique para reforçar cooperação na Defesa

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, reúne-se hoje em Maputo com o seu homólogo moçambicano para assinar um novo protoloco na área da Defesa, no âmbito de uma visita oficial que termina sexta-feira.

O encontro com o ministro da Defesa de Moçambique, major-general na reserva Atanásio Salvador Mtumuke, irá decorrer hoje de manhã no ministério da Defesa, em Maputo, prevendo-se a assinatura do Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa.

O acordo vigora até 2021 e é mais abrangente do que os anteriores protocolos de cooperação técnico-militar que foram assinados com Moçambique desde 1988, mantendo os programas de formação e ensino e intercâmbio de militares.

No âmbito deste novo acordo, prevê-se o apoio à criação de condições para a participação conjunta das Forças Armadas dos dois países em missões de paz e humanitárias.

Durante a deslocação, o ministro da Defesa português entregará dez lanchas à Marinha de Guerra de Moçambique, que permitirão “apoiar missões de interesse público”.

Segundo um comunicado do governo moçambicano, a visita enquadra-se nos “esforços dos ministérios da Defesa dos dois países em incrementar cada vez mais os laços de cooperação bilateral e históricas”.

Azeredo Lopes visitará o Instituto Superior de Estudos de Defesa, na terça-feira, e irá prestar homenagem aos antigos combatentes.

Na quarta-feira, em Nampula, visitará a Academia Militar, e dará uma palestra sobre “O contributo das Forças Armadas portuguesas para a promoção da paz e segurança internacional”.

Na quinta-feira, Azeredo Lopes deverá visitar e contactar as autoridades locais da Ilha de Moçambique, que vai celebrar em setembro os 200 anos de elevação a cidade.

Para sexta-feira, em Maputo, está agendada uma visita ao centro de Análise Estratégica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas Portuguesas em Moçambique. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »