Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

José Mendonça apresenta na UEA “Angola, Me Diz Ainda” esta quarta-feira

·  No final, vai ser exibido filme “O Calvário de Joceline”

O poeta José Luís Mendonça apresenta esta quarta-feira, dia 21, pelas 18 horas, na sede da União dos Escritores Angolanos, a sua mais recente obra poética “Angola, Me Diz Ainda”.
José Mendonça (DR)

Para Mendonça, há política em certa poesia, a chamada poesia de intervenção. Que é a que está contida nos versos de ANGOLA, ME DIZ AINDA, um trabalho literário, composto numa linguagem muito particular da Angolanidade, tendo como ponto de partida o português de Angola e alguma expressividade do quimbundo.

O livro inclui poemas criados desde os anos 80 até à data, e é uma epopeia do percurso histórico do povo angolano, desde a independência até aos dias de hoje, suas esperanças segregadas, suas lutas diárias, perfis de fazedores da História, cada um à sua maneira, esculpida através de um trabalho artesanal de compor versos com jogos de imagens e palavras ditas no linguajar da rua, enfim, as coisas que foram acontecendo e acontecem, e pelas quais a alma do Poeta se deixou embarcar, naturalmente e sem premeditação, pois é parte dessa amálgama angolana e universal de vivências. Com esta obra, José Luís Mendonça resgata da História o legado da geração literária de 40, e considera-se um continuador, um membro efectivo do ideário contido no slogan Vamos Descobrir Angola.

Esta obra é a primeira da colecção TRONCOS DA LITERATURA ANGOLANA, um projecto editorial da Editora Acácias e do Movimento Literário Lev’Arte, que tem como objectivo editar obras inéditas de autores angolanos que têm contribuído para a modernização do mosaico literário nacional.

O objectivo da publicação desta colecção é o de divulgar a Literatura característica de Angola e utilizá-la como recurso pedagógico para elevar o educando à condição de leitor crítico e consciente capaz de compreender e debater os temas fundacionais da construção histórico-cultural da Angolanidade. A obra vai ser apresentada pelo historiador João Ngola Trindade.

FILME O CALVÁRIO DE JOCELINE

No final do lançamento da obra poética de José Luís Mendonça, será exibido ao público presente o filme o Calvário de Joceline baseado no romance de Lito Silva com o mesmo título, e realizado por Ngouabi Silva., com os papéis principais interpretados por actores de teatro angolanos.

A história do filme é baseada na queda do edifício sede da Direcção de Investigação Criminal em Luanda, em 29 de Março de 2008. O Calvário de Joceline é uma narrativa de ficção, baseada nos factos reais atrás mencionados, em que se visualiza a trajectória de três mulheres que trilhando percursos completamente diferentes acabam partilhando o mesmo destino, convidando-nos a uma reflexão sobre alguns aspectos específicos da realidade angolana e um pouco de toda a sociedade.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »