Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Gâmbia suspende uso da pena de morte

O novo presidente da Gâmbia, Adama Barrow, anunciou neste domingo (18) a suspensão da pena de morte no seu país – rompendo a prática do antigo mandatário, o ditador Yahya Jammeh.

Barrow, que antes de ser presidente trabalhou como segurança em Londres, foi eleito presidente em dezembro de 2016 e assinou um tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a pena capital.

Em discurso pelo aniversário de 53 anos de independência da GÂmbia, Barrow afirmou que a suspensão é um primeiro passo rumo ao fim da pena de morte no país.

A última vez que a pena capital foi utilizada no país foi em 2012, quando nove soldados foram mortos, ainda durante o regime de Jammeh — que comandou o país de 1,7 milhão de habitantes por 22 anos.
“Ganhamos a guerra contra a ditadura, que é a parte mais fácil. Manter a paz para a nossa democracia prosperar será o nosso maior desafio”, disse Barrow.

Ele acrescentou que “erros serão cometidos, mas vamos corrigi-los enquanto trabalhamos para aperfeiçoar a nova Gâmbia”.

Nações colonizadas pela França na África Ocidental, como o Benim, República do Congo e Guiné tomaram todos os passos para acabar com a pena de morte nos últimos anos. Já os países que foram colónias do império britânico seguem utilizando a pena capital.

Ativistas esperam que mais estados sigam o exemplo da Gâmbia. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »