Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Gabão acolhe cimeira do Conselho de Paz da África Central

Uma cimeira do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) realizar-se-á no início de Março próximo em Libreville, anunciou sábado em Brazzaville o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba.

O também presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), anunciou o evento à imprensa no aeroporto Maya-Maya de Brazzaville onde desembarcou e foi acolhido pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.

« É normal que, entre chefes de Estado, nós tenhamos consultas. A partir de Addis Abeba (Etiópia), nós analisámos várias questões atinentes à sub-região. É verdade que alguns países registam uma instabilidade e devemos ajudá-los. Vou discutir com o Presidente Denis Sassou N’Guesso que é também presidente em exercício da CIRGL (Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos)”, disse.

“Nós teremos uma reunião importante para preparar a próxima cimeira da COPAX. É em previsão da preparação desta reunião que efectuamos várias consultas”, declarou Ali Bongo Ondimba.

Os dois chefes de Estado reuniram-se à porta fechada no Palácio do Povo sobre problemas da segurança na sub-região.

Após Kigali, no Rwanda, e Brazzaville, Ali Bongo Ondimba vai deslocar-se a Kinshasa, na República Democrática do Congo com o mesmo propósito.

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), criada em Outubro de 1983 e cujo Secretariado Geral foi criado em Janeiro de 1985, possui actualmente 11 Estados-membros – Angola, Burundi, Camarões, República Centro-africana, Congo, Gabão, Guiné- Equatorial, a República Democrática do Congo, Tchad, São Tomé e Príncipe e Rwanda. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »