Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do Banco Central da Letônia é detido

O presidente do Banco Central da Letónia, Ilmars Rimsevics, que também é integrante do conselho do Banco Central Europeu, foi detido pela agência anti-corrupção do governo, informou o gabinete do primeiro ministro neste domingo, sem revelar mais detalhes.

O primeiro ministro Maris Kucinskis disse que a detenção de Rimsevics não representa um risco para a estabilidade financeira.

“Não há indicações que poderiam sugerir ameaças ao sistema financeiro da Letónia”, disse Kucinskis num comunicado por email à Reuters.

O ministro das Finanças, Dana Reizniece-Ozola, disse que Rimsevics deveria abandonar o cargo enquanto a investigação está em andamento na agência anti-corrupção do governo.

“Dado que o presidente do Banco Central é um símbolo para qualquer país, acho que seria sensível neste momento que o sr. Rimsevics, pelo menos durante a investigação, renuncie”, disse Reizniece-Ozola em uma entrevista colectiva, sem oferecer nenhum detalhe sobre o porquê de o presidente do banco central ter sido detido ou sobre o que ele está sendo investigado.

A casa do presidente do Banco da Letónia e seu escritório foram alvos de buscas na sexta-feira, reportou a imprensa da Letónia.

O banco central da Letónia é independente e Rimsevics preside a instituição desde 2001. Ele é membro do conselho do Banco Central Europeu desde Janeiro de 2014, quando a Letónia adoptou o euro. (Reuters)
por Gederts Gelzis

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »