Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Batalha do Vau do Pembe será retratada na 16º edição do CANFEU

Um peça teatral que retrata a Batalha do Vau do Pembe, travado em 1904 entre as tropas portuguesas e guerreiros Cuamatos, actual município de Ombadja, será exibido pelos estudantes da província do Cunene no Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (CANFEU), a decorrer de 21 a 25 deste mês em Malanje.

A comitiva, composta por 15 estudantes universitários e oito membros do comité nacional JMPLA, vão mostrar ainda a cultura do povo cuamato, com a exibição de vestes e danças feminina, aquando da celebração da vitória dos cuamatos contra os portugueses em 1904.

Em declarações à Angop, hoje, domingo, momentos antes da partida à Malanje, o secretário para Informação e Propaganda da JMPLA no Cunene, Carlos Ndafohamba, disse que a apresentação do retrato sobre o Vau do Pembe visa levar ao conhecimento dos participantes aquilo que é uma marca indelével na história do povo do Cunene, em especial de Xangongo.

Explicou que a batalha do Vau do Pembe, frequentemente referida por massacre de Pembe ou por recontro de Umpungo, foi travada a 25 de Setembro de 1904 entre um destacamento de forças do exército português, comandado pelo capitão Luís Pinto de Almeida, e guerreiros Cuamatos, sob as ordens do Rei Oshietekela.

Carlos Ndafohamba sublinhou que, como consequência da batalha, os portugueses perderam no terreno mais de quinhentos soldados e dois canhões. A derrota foi considerada como surpreendente tragédia jamais vista na escala africana, pela Europa colonizadora.

Referiu que, este feito protagonizado pelos Angolanos na luta pela defesa dos anseios, deve ser informado às novas e futuras gerações.

O CANFEU é uma promoção do Secretariado Nacional da JMPLA, que visa mobilizar a juventude estudantil do ensino superior do país e não só no sentido de contribuir em acções de desenvolvimento social, permitindo a troca de informação e experiência entre os estudantes das 18 províncias do país.

O evento já decorreu nas províncias do Huambo (2003), Huila (2004), Cuanza Sul (2005), Cabinda (2006), Benguela (2007), Cuanza Norte (2008), Bié (2009), Uíge (2010), Cuando Cubango (2011), Lunda Sul (2012), Zaire (2013), Cunene (2014), Moxico (2015), Namibe (2016) e Lunda Norte (2017). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »