Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

PR reúne conselho de governação em Benguela

Segundo uma fonte do Governo Provincial, o Presidente João Lourenço visitará o projecto da Refinaria do Lobito, cujas obras foram paralisadas no ano passado pelo então Conselho de Administração da Sonangol, encabeçado por Isabel dos Santos, devido à crise financeira. O projecto, que à data da sua paralisação tinha como executor a ODEBRECHT, terá a capacidade de refinar 200 mil barris de petróleo por dia. O Presidente da República vai assim visitar as infra-estruturas de apoio à refinaria, que são três, designadamente, o terminal marítimo, uma estrada e o local para o empreendimento, já terraplanado.

Localizado no morro da Quileva, ao longo da linha costeira, a 10 quilómetros da cidade do Lobito, a 150 metros acima do nível do mar, numa área de 3.805 hectares, situa-se no eixo Norte- Sul do país e permitirá o abastecimento em derivados do “ouro” negro a todas as províncias de Angola e a países vizinhos. Inicialmente, o empreendimento esteve orçado em USD 10 mil milhões. As autoridades locais acreditam que a refinaria, uma obra da Sonangol, é o terceiro pilar do corredor de desenvolvimento do Lobito, que inclui o Porto e o Caminho-de-Ferro de Benguela. Lançada a primeira pedra em Dezembro de 2012, pelo então Vice-Presidente, Manuel Vicente, o projecto empregava mais de mil trabalhadores.

Segundo a fonte deste jornal, que não precisou o tempo da visita do Chefe de Estado, João Lourenço deverá presidir, no Palácio Cor-de-Rosa, na praia Morena, o Conselho Nacional da Governação, evento que junta ministros de Estado, secretários do Presidente da República, ministros, governadores provinciais, serviços de Apoio ao PR, entre outras individualidades. Durante a sua estada, João Lourenço vai radiografar o sector pesqueiro, numa altura em que se fala de violações à Lei Marítima por parte de industriais alegadamente de nacionalidade chinesa. Outrossim, merecerá atenção do PR a morte indiscriminada de tartarugas marinhas na costa benguelense. O Chefe de Estado angolano inaugurará igualmente um empreendimento hoteleiro (Lodge, no caso), de iniciativa privada. (O País)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »