Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

PM de Cabo Verde na Hungria e Bulgária com linha de crédito de 30 M€ em agenda

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, inicia hoje uma visita de uma semana à Hungria e Bulgária com o acordo de uma linha de crédito húngara de 30 milhões de euros na agenda.

Segundo o roteiro da deslocação divulgado hoje pelo gabinete do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que estará na Hungria até domingo, reúne-se hoje com o homólogo húngaro, o conservador Viktor Orban.

Os dois chefes do Governo irão abordar “a cooperação entre os dois países, tendo em vista o acordo sobre uma linha de crédito de 30 milhões de euros destinada a mobilização de água para a agricultura em Cabo Verde”, adianta o gabinete do chefe de Governo.

Em cima da mesa deverá estar também o reforço da cooperação nos domínios da cultura e educação.

Em Novembro, o primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou no Parlamento, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento de Estado de 2018, a disponibilidade da Hungria para um financiamento, “em condições muito favoráveis” de 33 milhões de euros para modernização do sector da agricultura e melhoria do abastecimento de água em Cabo Verde.

O anúncio surgiu na sequência da visita a Cabo Verde, duas semanas antes, do ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szijjàrtó.

No âmbito da deslocação à Europa, Ulisses Correia e Silva, participa sexta-feira, na reunião da comissão executiva da Internacional Democrata Cristã (IDC) na qualidade de presidente do Movimento para a Democracia (MpD), vice-presidente da organização e presidente da IDC para África.

Depois da Hungria, Ulisses Correia e Silva desloca-se à Bulgária, numa visita de três dias, onde terá um encontro, na segunda-feira, com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov.

A Bulgária detém até Junho a presidência rotativa da União Europeia, devendo a agenda do encontro ser marcada pela Parceria Estratégica entre Cabo Verde e a União Europeia.

Ulisses Correia e Silva estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »