Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Brasil decretará ‘estado de emergência social’ na fronteira com Venezuela

O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira (15) a iminente declaração de um “estado de emergência social” em Roraima para conter a chegada em massa de venezuelanos que fogem da crise em seu país.

A medida permitirá agilizar “a liberação de recursos para obras de infraestrutura e ações humanitárias na região”, detalhou o governo em um comunicado, após uma reunião do presidente Michel Temer com vários de seus ministros.

Também duplicarão, de 100 para 200, o número de militares na área, afirmou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, citado no comunicado.

A mobilização buscará organizar o fluxo permanente de venezuelanos que fogem da crise política, econômica e social que o país caribenho atravessa.

A medida, que deve ser assinada nos próximos dias, também prevê a instalação de pontos de controle no interior de Roraima e o envio de um hospital de campanha.

O governo brasileiro já havia anunciado na segunda-feira a formação de um comitê especial sob o controle das Forças Armadas e a injeção de recursos federais para lidar com a crise migratória em Roraima.

Segundo estimativas oficiais, cerca de 40 mil venezuelanos vivem em Boa Vista, capital de Roraima, equivalente a 10% da população da cidade.

A chegada em massa de venezuelanos nos últimos meses provocou situações de tensão com a população local. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »