Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ultimato: Jacob Zuma tem 48 horas para se demitir

O Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, deu ao Presidente do país, Jacob Zuma, 48 horas para se demitir do cargo.

Segundo o The Guardian, citando a media local, a decisão de dizer a Zuma para se afastar ou enfrentar uma impugnação foi tomada numa reunião especial de emergência do Congresso Africano (ANC) em Pretória, a capital admnistrativa, na noite de segunda-feira, 12 de Fevereiro.

Jacob Zuma e Cyril Ramaphosa (presidente do ANC eleito em Dezembro de 2917) reuniram várias vezes nos últimos dias para negociações, que resultaram em nada, o que levou a que o ANC convocasse um Comité Nacional Executivo para o final do dia.

Após quase dez horas de aceso debate, Ramaphosa e um aliado chave de Zuma deixaram a reunião pouco tempo depois dirigindo-se para a residência presidencial para dar um ultimato a Zuma: afastar-se ou enfrentar uma “segunda chamada”, termo técnico para o processo de obrigar um membro do ANC a abandonar o seu cargo.

Zuma liderou o ANC por dez anos, de 2007 a 2017 e é Presidente da África do Sul desde 2009. Contudo a sua governação está marcada por vários escândalos e acusações de corrupção, bem como uma série de moções de censura e de não confiança. Está marcada para 22 de Fevereiro uma moção de não confiança no parlamento contra Jacob Zuma. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »