Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Registado aumento dos níveis de infecção do VIH/Sida

Os níveis de infecção do VIH/Sida na província do Cuanza Norte registou actualmente um aumento decorrente da inobservância das medidas de prevenção, aliada a fraca adesão as campanhas de testagem voluntária da doença.

Dados do Programa Provincial de Luta contra a Sida indicam o registo de 736 novos casos de VIH/Sida durante o ano 2017, mais 339 dos diagnosticados em 2016.

A nota refere que a realidade impõe a adopção de medidas de reforço das campanhas de sensibilização dos cidadãos e acompanhamento das pessoas portadoras da doença, visando a redução da cadeia de transmissão da pandemia.

No mesmo período, foram testadas 27.195 pessoas e identificados 397 cidadãos seropositivos com idades entre os 25 e os 49 anos de idade, 143 gestantes, 129 (com idades entre os 15 e os 24 anos), 46 maiores de 50 anos e nove crianças nascidas de mães seropositivas.

Os jovens são apontados como principal população alvo das campanhas de diagnóstico do VIH/Sida, perante a testagem de 9.207 indivíduos dos 25 aos 49 anos.

O Cuanza Norte conta actualmente com centros de aconselhamento e testagem voluntário do VIH/Sida nos dez municípios que compõem a província, uma realidade que tem estado a contribuir para um maior controlo e acompanhamento dos doentes afectados pela pandemia.

A par das acções de prevenção e tratamento das pessoas infectadas, as autoridades sanitárias da província desdobram-se igualmente em acções de reforço das campanhas de mobilização dos cidadãos sobre os métodos de prevenção da doença, por via de palestras, campanhas massivas de testagem voluntária, acompanhadas da distribuição gratuita de preservativos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »