Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Lubango acolhe jornadas arquidiocesanas da juventude Católica

O Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Juvenil (SAPJ), órgão afecto a Igreja Católica no Lubango, realiza de 24 a 28 do mês em curso, nesta cidade, as primeiras jornadas arquidiocesanas da juventude Católica, com a finalidade de incentivar e despertar os valores morais, cívicos, religiosos e culturais nos jovens.

Em conferência de imprensa hoje, sexta-feira, no Lubango o porta-voz do SAPJ, padre Celino Ndulo, afirmou que o evento constitui uma oportunidade para vivenciar as experiências da Jornada Mundial da Juventude que se realizam esse ano no Panamá, com vista a enriquecer a prática juvenil das paróquias e missões.

A actividade, de acordo com o religioso vai unir forças para o serviço comum na juventude, impulsionar e incentivá-la para uma acção mais concreta, assim como despertá-la para a riqueza da pluralidade cultural da província e o interesse pelas vocações sacerdotais, matrimoniais, religiosas, profissional, promovendo a articulação dos grupos, movimentos e associações juvenis.

Declarou que as jornadas a decorrer sob o lema “Jovens e a fé recebida”, tem já inscritos 400 participantes, que vão ser distribuídos em três paróquias da cidade do Lubango: a “Nossa Senhora das Dores”, na Missão do Católica do Lubango, “Nossa Senhora de Assunção” no bairro da Laje e a de “São João Baptista” no bairro da Mapunda.

“Os jovens são provenientes das paróquias e missões de municípios como o Cuvango, Jamba, Quipungo, Chicomba, Caluquembe, Humpata, Cacula, Quilengues e Lubango”, acrescentou.

Fez saber que têm uma perpectiva geral de ter mais de dois mil jovens participantes, entre internos e externos à arquidiocese, num evento onde estarão também os três bispos das províncias da Huíla, Cunene e Namibe.

Em termos de segurança, Celino Ndulo disse que a Polícia Nacional local e o Serviço de Bombeiros já confirmaram o asseguramento do evento, bem como o Instituto Nacional Emergências Médicas de Angola (INEMA) na região.

Durante os cinco dias estão programados passeios turísticos, missas, catequeses, acção social com uma doação de sangue ao hospital Central do Lubango e recolha de bens não perecíveis para doação ao lar da 3ª idade, festival cultural, visitas ao mesmo lar e aos Barracões, Via Sacra encenada, uma peregrinação e uma missa de encerramento, no último dia.

O Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Juvenil (SAPJ), órgão da Arquidiocese do Lubango é encarregue de coordenar e organizar as actividades pastorais da juventude Católica. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »