Terça-feira, Junho 6, 2023
20.4 C
Lisboa
More

    Administração do Lubango planta cinco mil árvores

    Cinco mil árvores, de entre elas, eucaliptos, acácias e jacarandás começaram hoje, sexta-feira, a ser plantadas nas encostas da Serra da Chela (cordilheira que circunda à cidade), no Lubango, província da Huíla, no quadro de uma campanha de repovoamento e prevenção de deslizes de terra.

    A actividade, que visa saudar o Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se na próxima quarta-feira (31 de Janeiro), foi presidida pela vice-governadora da Huíla para o sector Político, Social e Económico, Maria João Chipalavela, e abrange os bairros Ferroviário e Sofrio.

    O projecto de plantação de árvores será realizado em duas fases, sendo a primeira, a terminar na próxima sexta-feira, com duas mil árvores e a segunda arranca já no dia seguinte com três mil mudas, processo que vai chegar a 20 bairros do município do Lubango.

    À imprensa da actividade, a vice-governadora da Huíla considerou pertinente esse gesto, porquanto irá resgatar a zona desflorestada e trazer de volta algumas espécies animais que “encantavam” a urbe.

    Ressaltou que é um processo que visa também evitar o deslizamento de terras, assim como o surgimento de ravinas.

    Na ocasião, defendeu a necessidade da preservação do meio ambiente, pois constitui o bem da saúde humana, dai a necessidade do engajamento da sociedade no sentido de criarmos condições para o desenvolvimento sustentável.

    Por, sua vez, o administrador do Lubango, Francisco Barros Leonardo, referiu que a ideia surge pelo facto de algumas montanhas a margem do Lubango, estarem a perder as suas características, porque alguns cidadãos vão tirando algumas árvores para produzir carvão.

    Para o efeito, prosseguiu, é necessário que cada cidadão tenha a responsabilidade de cuidar o meio ambiente que, neste caso, constitui o “pulmão” da cidade do Lubango.

    Entretanto, apelou à população para que seja vigilante quer na orla da montanha ou no casco urbano e denuncie aqueles que eventualmente vão destruindo as plantações para fins próprios.

    A República de Angola, através do Ministério do Ambiente, celebra o 31 de Janeiro, o “Dia Nacional do Ambiente”, com objectivo de, entre outros, reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

    Pretende-se igualmente alertar os diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

    Foi no dia 31 de Janeiro de 1976 que terminou a primeira “Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, na qual estiveram presentes delegações provenientes de Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. (Angop)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e Egipto intensificam cooperação

    A visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, a Angola, que, na noite desta terça-feira (6), chegou a Luanda,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema