Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Lesotho: Chefe da Missão da SADC recebido pelo Rei Letsie III

O Presidente da Missão de Prevenção da SADC para o Reino do Lesotho (SAPMIL), o angolano Matias Bertino Matondo, foi recebido em audiência pelo Rei Letsie III, com quem falou sobre a missão, segundo apurou nesta terça-feira a Angop

Falando no final da audiência de cerca 30 minutos no Palácio Real, Bertino Matondo, que também é o presidente do Comité de Supervisão da SADC para o Reino do Lesotho, disse que se tratou de uma visita de cortesia, a primeira desde o lançamento da Missão em Novembro e o desdobramento do contingente da organização regional em Dezembro.

Angola preside presentemente o órgão de política, defesa e segurança da SADC, estando, por isso à cabeça, da SAPMIL e do seu Comité de Supervisão para o Reino do Lesotho.

O Reino do Lesotho vive uma crise política que se arrasta há alguns anos, caracterizada por golpes e tentativas de golpes de estado, quedas sucessivas de governos e realização de eleições antecipadas, incluindo o assassinato, por subordinados, dos chefes das Forças Armadas, o último dos quais vitimando o tenente-general Khoantle Motsomotso, em Setembro de 2017.

Face aos acontecimentos, o governo coligado de quatro partidos políticos, liderado por Thomas Thabane, apelou à SADC o envio de uma força de prevenção ao seu país, culminando com o desdobramento em Dezembro último do contingente da SAPMIL composto por 269 efectivos, entre militares, policias, oficiais de inteligência e civis.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) recomendou ao Governo do Lesotho a elaboração e implementação de um roteiro contendo um conjunto de reformas políticas, administrativas, parlamentares, judiciais e outras com vista a restaurar a paz e estabilidade no reino.

Letsie III é presentemente o Rei do Lesotho, tendo sucedido a seu pai, Moshoeshoe II, quando este foi forcado a exilar-se em 1990. Moshoeshoe II recuperou o trono em 1995 , mas morreu num acidente de viação no ano seguinte, altura em que Letsie III voltou a ascender ao trono.

O Lesotho é uma monarquia constitucional e a maioria dos actos do rei são, meramente, cerimonias.

O chefe do Comité de Supervisão da SADC para o Reino do Lesotho já se reuniu também com o Primeiro –Ministro, Thomas Thabane, de quem recebeu garantias de apoio total do seu governo a SAPMIL. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »