Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Acto central do Dia do Antigo Combatentes acontece em Luanda

O acto central das comemorações do Dia do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria,15 de Janeiro, vai decorrer no Cine Atlântico em Luanda, em acto a se presidido pelo seu ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

O 15 de Janeiro foi instituído para homenagear todos os cidadãos que deram o melhor das suas vidas pela causa nobre do povo angolano à independência nacional.

Recentemente, o ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade” apelou à todos os antigos combatentes e veteranos da pátria para uma consciência de unidade nacional eliminando, à partida, o espírito de revanchismo que possa perigar os pressupostos do Executivo angolano com vista a reconstrução e desenvolvimento multifacetado do país .

Realçou que o Executivo está a trabalhar no sentido de, no próximo ano, rever a lei 13 do Antigo combatente que atribui uma série de direitos aos cidadãos que se encontram nessa condição, com destaque para uma pensão de sangue condigna, insenção na importação de viaturas, direito a habitação, transporte público, entre outros, com vista a contribuir para a melhoria das suas condições de vida,..

O governante frisou que na história de cada povo, existem homens e mulheres que pela sua entrega e dedicação à causa do povo e a pátria, jamais serão esquecidos, a exemplo dos antigos combatentes e os veteranos da pátria.

Salientou que desde a chegada dos colonizadores em Angola, os nativos jamais se conformaram com o tratamento bárbaro de que eram submetidos pela máquina repressiva do regime colonial português.

Por essa razão, várias batalhas foram travadas pelos reinos do Congo, do N’Dongo, da Matamba, do Bailundo, entre outros.

Dados do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, divulgados em 2017, indicam que o sector assiste 159.445 cidadãos, entre os quais antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »