Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

As obras de reabilitação da barragem hidroléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas a três anos, por razões de financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, segundo promessa feita nesta sexta-feira pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Ao falar à imprensa local, no quadro da sua visita de dois dias à província do Bié, pontualizou que depois de concluídas as obras, a barragem terá uma capacidade para produzir 10 megawatt e fornecerá energia eléctrica às vilas e arredores dos municípios de Camacupa e Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito.

O investimento vai permitir o surgimento de pequenas indústrias nas circunscrições e consequentemente incentivar a produção agrícola e abrangerá a construção de redes de média e baixa tensão e de iluminação pública de Camacupa.

O investimento está avaliado em 12 milhões de euros, através do banco mundial.

A barragem hidroeléctrica do Cunje I foi destruída durante o conflito armado que o país viveu. Fornecia, até 1992, energia eléctrica aos municípios de Catabola, Camacupa e Cuito.
O município de Camacupa consome 1,2 megawatts de energia eléctrica produzida por um grupo gerador.

Além desta barragem, o ministro informou estar em curso o projecto de uma linha de alta tensão de 400 kilovolt, que parte de Laúca (Malanje), para fornecer energia às províncias do Bie e Huambo. A construção da linha está aprazada para Setembro próximo. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »