Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

PR recebe mensagem do Primeiro-Ministro do Lesotho

Uma mensagem do Primeiro-Ministro do Lesotho foi entregue nesta quinta-feira, em Luanda, pelo chefe da diplomacia daquele país, Lesego Makgothi, ao Presidente da República, João Lourenço.

A mensagem, cujo conteúdo não foi revelado, foi entregue durante uma audiência em que o Estadista angolano recebeu informações sobre o processo de estabilização política em curso no Lesotho e que inclui reformas constitucionais.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros do Lesotho, Lesego Makgothi, que falou à imprensa no final do encontro, as informações passadas ao Presidente João Lourenço cingiram-se aos acontecimentos registados naquele país, fundamentalmente, relativos às eleições realizadas a 3 de Junho transacto.

João Lourenço, por via de Angola, exerce a presidência do órgão de cooperação política, de defesa e segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização sub-regional em que os dois países são membros.

A situação política e militar no Lesotho agudizou-se a 5 de Setembro do ano transacto quando o chefe do estado-maior do exército, general Khoantle Motsomotso, foi morto durante um tiroteio registado numa caserna.

No mesmo incidente dois outros oficiais, o general Bulane Sechele e o coronel Tefo Hashatsi, foram igualmente mortos.

A 2 de Dezembro do ano passado (2017) a SADC procedeu ao desdobramento de um contingente militar no âmbito da sua Missão de Contingência para o Lesotho, a pedido das autoridades locais.

O efectivo é composto por 217 militares, dos quais 162 de Angola.

Ainda hoje, o Chefe de Estado angolano recebeu o presidente do banco VTB da Rússia, Andrey Kostiv.

Angola viu inaugurado em Março de 2007 o VTB-África, uma extensão do banco russo. Naquela altura o capital social do “braço” africano do VTB estava avaliado em dez milhões de dólares norte-americano, dos quais 66% russos e 34% angolanos.

A constituição do banco VTB-África foi formalmente autorizada pelo Governo angolano a 25 de Outubro de 2006. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »