Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Estado assumiu 10 mil milhões em dívida da Sonangol

Isabel dos Santos disse que reduziu a dívida da empresa de 14 mil milhões USD em 2015 para 7 mil milhões USD em Junho de 2017. Ministério das Finanças diz que o Estado assumiu 10 mil milhões USD que passou a integrar o stock da dívida pública.

A Sonangol transferiu dívida no valor de 10 mil milhões USD nos dois últimos anos para o stock da dívida governamental, revela uma resposta ao Expansão por parte do Ministério das Finanças.

De acordo com o Ministério, o Estado assumiu a dívida da Sonangol “com o objectivo estratégico de preservar a integridade do cumprimento por parte da Sonangol dos rácios em sede das obrigações estabelecidas nos convénios financeiros. Ou seja, a dívida deixou de ser responsabilidade da empresa e passou a ser do Estado, abrindo a possibilidade da Sonangol voltar a contrair empréstimos.

E a redução da dívida da Sonangol até terá tido efeitos práticos na gestão da empresa. Daí que, aquando da sua exoneração, Isabel dos Santos se tenha referido à abertura de uma nova linha de financiamento de 500 milhões USD com o Afreximbank, um banco com quem a Sonangol não tinha relações comerciais, e o Standard Chartered Bank.

Recorde-se que a empresa pública que continua a ser vista como “a galinha dos ovos de ouro” contraiu empréstimos em bancos internacionais com a garantia do Estado para financiar o Programa Nacional de Habitação, que compreendeu a construção das novas centralidades, aumentando, assim, a dívida directa da petrolífera. (Expansão)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »