Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UNITA encoraja Executivo a preparar Autarquias

A III reunião da Comissão Política da UNITA encerrada hoje, domingo, em Luanda, encorajou o Executivo a iniciar sem reserva e no presente ano parlamentar a preparação de eleições autárquicas, que a muito são esperadas pela sociedade.

Esta deliberação consta das recomendações finais saídas da III reunião da Comissão política, referindo que tais eleições não poderão confundir os cidadãos com a simulação de transferência de poderes de órgãos da Administração central do Estado para outros órgãos locais em representação do poder.

No comunicado final, a UNITA reitera o compromisso pela paz e democracia e exige a despartidarização do Estado Angolano.

Na reunião, a Unita recomenda a aprovação de um projecto lei especifico para a questão de repatriamento de capitais indevidamente subtraídos do Estado e canalizados para o exterior, sendo que a UNITA tem, através do seu grupo Parlamentar, uma iniciativa que responde cabalmente a este desafio.

O comunicado refere que, a par deste assunto, em democracia todos os actos do Executivo devem respeitar o princípio da legalidade.

Por outro lado, a Comissão política da UNITA recomenda o MPLA a viabilizar a constituição das Comissões parlamentares de inquérito solicitados pela UNITA, no seu devido tempo, mormente a fiscalização da gestão da Sonangol e as circunstâncias exactas que levaram a falência do BESA e a gestão do Fundo Soberano.

Considerou positivo o balanço das actividades desenvolvidas ao longo do ano transacto, com especial realce ao desempenho do partido no processo eleitoral de 23 de Agosto de 2017.

Relativamente ao abandono ou não de Isaías Samacuva da liderança da UNITA, eventualmente só acontecerá em 2019, altura do fim do mandato deste, pois relativamente ao assunto muito discutido, num universo de 196 membros, 169 votaram para a continuidade, correspondendo 86,23 por cento dos votos, enquanto 24 membros votaram contra, representando 1,53 por cento.

A cerimônia de encerramento da III reunião da Comissão política da UNITA iniciada a 14 do corrente foi presidida por Isaías SamaKuva, tendo reafirmado que o seu partido vai continuar a preparar-se para o exercício do poder autárquico, pois pretende conquistar o maior número possível nas primeiras.

Participaram da III reunião da Comissão política da UNITA, representantes das 18 províncias do país, tendo discutido a vida interna do partido, o relatório de contas, entre outros assuntos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »