UE dá 48 horas ao Reino Unido para chegarem a acordo sobre o Brexit

O responsável pelas negociações do Brexit da União Europeia, Michel Barnier, sublinha que se não for encontrada convergência entre as duas partes envolvidas no processo as negociações não podem avançar para a próxima etapa.

A União Europeia vai dar ao Reino Unido apenas 48 horas para que possa chegar a acordo com Bruxelas sobre os termos da sua saída do bloco europeu. O responsável pelas negociações do Brexit da União Europeia, Michel Barnier, sublinha que se não for encontrada convergência entre as duas partes envolvidas no processo as negociações não podem avançar para a próxima etapa.

A nova ronda de negociações, iniciada esta semana, terminou sem acordo relativamente à fronteira com a Irlanda. A líder do Partido Unionista Democrático (DUP), Arlene Foster, terá telefonado à primeira-ministra britânica, Theresa May, para lhe comunicar que não aceita qualquer das propostas por ela apresentadas para resolver a questão fronteiriça.

O chumbo do partido com quem o Governo britânico formou coligação para governar não foi bem visto pelos 27 Estados-membros que querem agora a apresentação de uma nova solução no prazo de dois dias. Caso o Reino Unido não consiga dar resposta ao problema, Michel Barnier nota que as negociações apenas poderão avançar para uma segunda fase em março, altura em que se realiza uma nova reunião do Conselho Europeu.

No entanto, a serem adiadas as decisões, o Governo britânico pode enfrentar dificuldades no processo de saída da União Europeia, podendo conduzir a um ‘hard Brexit’. Em declarações ao jornal britânico ‘The Guardian’, fonte do Governo britânico considera que “é cada vez mais ambicioso convergir [as ] com Bruxelas”.

O chefe do Governo irlandês, Leo Varadkar, garante, no entanto, que “há pessoas em Londres” que lhe garantiram que Theresa May vai apresentar novas propostas “esta noite [de ontem] ou amanhã [esta quinta-feira]”. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »