Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Tunísia dá importância vital à estabilidade da Líbia, diz Presidente tunisino

O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, sublinhou no fim-de-semana em Túnis a “importância vital” que a Tunísia atribui à conquista da estabilidade na Líbia.

Falando no final de uma audiência concedida sexta-feira última, em Túnis, ao presidente do Conselho Presidencial do Governo da Unidade Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, Essebsi lembrou os princípios e os objetivos da iniciativa tunisina para se encontrar um acordo político abrangente sob a égide da comunidade internacional.

Saudou os “esforços envidados para se avançar o processo político na Líbia”, reiterando o seu apoio a tudo que possa ajudar a encorajar diferentes partes líbias a dialogarem e buscarem um consensos a fim de superar o impasse político e alcançar uma solução definitiva para a crise.

Pediu a todas as partes líbias que façam concessões recíprocas a fim de tirarem a Líbia da situação atual.

Por sua vez, al-Sarraj indicou que a sua visita à Tunísia faz parte da concertação contínua entre as ambas partes.

Também traduz, disse al-Sarraj, a sua preocupação em manter informado o Presidente Essebsi sobre a evolução da situação política na Líbia e os resultados dos seus contactos com vários líderes mundiais, incluindo o Presidente americano (Donald Trump), que expressaram o seu apoio à estabilização da Líbia e a sua adesão ao processo político patrocinado pelo enviado das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé.

Declarou que, há nível internacional, há apoio ao plano da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma solução na Líbia e aos esforços envidados por Salamé para a implementação destas metas, nomeadamente a organização de eleições presidenciais e legislativas no momento oportuno uma vez garantidas a segurança para o processo eleitoral e condições políticas.

A reunião permitiu aos dois interlocutores abordarem a situação na Líbia e a marcha do processo político, indicou al-Sarraj.

Também versou sobre questões de interesse comum, incluindo a questão palestiniana e as implicações da decisão da administração americana de transferir a sua embaixada de Tel-Aviv (atual capital de Israel), para Jerusalém, a nova e controversa capital do mesmo país, concluiu o dirigente líbio. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »