Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Socialistas europeus reúnem-se em Lisboa para discutir futuro da Europa

O Partido Socialista Europeu (PSE) inicia hoje, em Lisboa, uma reunião de dois dias para discutir o futuro da Europa e decidir o processo de escolha de um candidato comum à presidência da Comissão Europeia.

O secretário-geral do PS, António Costa, será o anfitrião de um jantar com os dirigentes socialistas europeus hoje, na sede do partido, no Largo do Rato, em Lisboa, de preparação do Conselho Europeu de

No sábado, António Costa intervirá na sessão de encerramento da reunião do Conselho do PES, que decorrerá no pavilhão Carlos Lopes, depois de uma conferência conjunta com o presidente do grupo dos socialistas europeus, o búlgaro Sergei Stanishev.

Durante dois dias, segundo o PSE, os dirigentes socialistas europeus vão debater e adotar uma “resolução forte sobre o futuro da Europa e decidir o processo para escolher um candidato comum para presidente da Comissão Europeia” às eleições de 2019.

O presidente da Comissão Europeia é eleito pelo Parlamento Europeu.

Os socialistas europeus vão também debater temas como a situação nos Balcãs, políticas de solidariedade na União Europeia, combate à evasão fiscal, notícias falsas (fake news) e populismos e a adoção de uma agenda progressista para o ambiente.

A reunião do Conselho do PSE abre formalmente na sexta-feira, pelas 15:00, com uma sessão de boas vindas, durante a qual estão previstas intervenções do dirigente socialista Francisco André e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

António Costa terá como primeiro-ministro e secretário-geral do PS uma agenda intensa de contactos internacionais hoje e no sábado, antes da eleição de segunda-feira do novo presidente do Eurogrupo, cargo ao qual é candidato o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Na qualidade de primeiro-ministro, António Costa recebe a meio da tarde de hoje, em São Bento, a comissária europeia para a política regional, a romena Corina Cretu, seguindo-se uma reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, o holandês Frans Timmermens.

Cretu, dirigente do Partido Social Democrata da Roménia, e Timmermens, membro da direção dos trabalhistas holandeses, estarão em Lisboa para participar na reunião do Conselho do PSE.

Antes de participar no jantar de líderes do PSE, Costa reunir-se-á com o secretário-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos (ETUC), Luca Visentini, encontro no qual também estarão presentes os líderes das centrais sindicais portuguesas UGT, Carlos Silva, e CGTP, Arménio Carlos.

No sábado, de manhã, na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa terá uma reunião com o líder dos trabalhistas britânicos, Jeremy Corbin.

Além de Mário Centeno, apresentaram candidaturas Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia). (Notícias ao Minuto)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »