Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Saúde vai desembolsar 11,2 ME para compra de inseticida contra malária em Moçambique

O Ministério da Saúde de Moçambique vai desembolsar 13 milhões de dólares (11,2 milhões de euros) para a compra de insecticidas contra a malária em 2018, anunciou hoje a instituição.

Falando à margem da 9.ª Reunião do Programa Nacional de Combate à Malária, Baltazar Candrinho, diretor da iniciativa, afirmou que os inseticidas serão usados para a pulverização de casas em 30 distritos do país.

Baltazar Candrinho adiantou que a partir do próximo ano será comprado um inseticida diferente daquele que o Programa Nacional de Combate à Malária vinha usando, devido à recusa de algumas famílias em permitir que as suas casas sejam pulverizadas com o inseticida ainda em vigor.

A recusa deve-se ao facto de o produto deixar marcas nas paredes.

“Os novos inseticidas têm mais efeito na parede e são mais fáceis de diluir e tem um aroma mais agradável”, acrescentou Candrinho.

A Malária continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública em Moçambique, tendo no ano passado matado 1.600 pessoas de um total de 7,5 milhões de casos diagnosticados.

As províncias da Zambézia, Tete, Manica e Sofala, centro, e Inhambane e Gaza, sul, são as mais afetadas pela doença. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »