República Centro Africana quer apoio de Angola

A República Centro Africana (RCA) solicitou o apoio de Angola para a sua candidatura ao cargo de secretária-geral do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos, a ser decidida em Março próximo.

O apoio foi solicitado pela quarta vice-presidente do parlamento daquele país, Gina Michèle Sanze, que manteve nesta terça-feira um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A RCA deve apresentar a candidatura na cidade de Kinshasa, República do Congo Democrático, durante o fórum parlamentar da região.

Gina Michèle Sanze afirmou que é do interesse do seu país usufruir da experiência de Angola sobre reconciliação e unidade nacional.

A RCA está num processo de reconciliação nacional, daí ser fundamental a experiência de Angola, país que passou por um processo semelhante, declarou.

No quadro da cooperação parlamentar, enfatizou que os dos dois países possuem iniciativas comuns neste domínio.

Desde segunda-feira em Luanda, Gina Michèle Sanze termina a visita de trabalho a Angola quarta-feira.

Angola e RCA rubricaram em Outubro de 2016 um Acordo Geral de Cooperação, documento que constitui a base da parceria entre os dois Estados.

Fruto deste acordo, os dois países cooperam nos domínios da formação, educação, economia, dos transportes, das minas, da agricultura e das forças armadas. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »