Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do Zimbabwe anuncia reformas no sector castrense

O Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, anunciou nesta terça-feira, em Harare, a retirada de vários oficiais generais e a promoção de outros, entre outras mudanças, preconizadas para o sector castrense do país, noticiou a imprensa local, citada pela Prensa Latina.

De acordo com as informações, citadas pela imprensa sul-africana, o mandatário zimbabweano propôs a retirada do seu serviço militar activo de Constantino Chiwenga, comandante geral das Forças de Defesa (ZDF) e do comissário geral da Polícia, general Augustine Chihuri.

Chiwenga chefiou as ZDF desde 2003 e liderou o controlo militar do Zimbabwe em Novembro passado, que culminou com a renúncia do então presidente Robert Mugabe e a ascenção de Mnangagwa como chefe de Estado.

De igual modo, Chihuri que ocupava o cargo de comissário geral da Polícia desde 2008, será substituido interinamente pelo vice-comissário geral Godwin Matanga.

Por outro lado, foi promovido a general o tenente general Philip Sibanda, que assume o posto de comandante das Forças de Defesa.

Na Força aérea do Zimbabwe, o vice-marechal Elson Mayo, foi promovido ao grau de marechal e nomeado a frente do seu comando, em substituição de Perrance Shiri, que se retira com o grau de marechal de aviação na reforma, para ocupar o cargo de ministro das Terras, Agricultura e Reasentamento Rural.

Outro ministro, Sibusiso Moyo, foi promovido para o grau de tenente general na reforma, para ocupar o cargo das Relações Exteriores e Comércio Internacional, enquanto que o major general Engelbert Rugege, promovido a tenente general na reforma, assumirá o posto de comissário político do Partido União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótico (ZANU-PF).

Segundo o porta-voz governamental, o presidente também promoveu a brigadeiro general a David Sigauke, John Chris Mupande, Paul Chima e Hlanganani Dube. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »