Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Praga do tomateiro atinge níveis preocupantes no Huambo

A praga do tomateiro que se regista, nesta época chuvosa, nos municípios de Lonjongo e Caála, província do Huambo, esta a atingir níveis preocupantes, uma vez que esta a causar prejuízos consideráveis aos produtores.

O chefe do departamento da agricultura da direcção provincial, Anaz Vidro, disse terça-feira que a praga do tomateiro denominada “ Tuta Absoluta”, que se regista desde Outubro, já se alastra para outros municípios, apesar dos apoios técnicos que estão a ser prestados, situação que preocupa as autoridades agrícolas.

Por este motivo, deu a conhecer, a Direcção Provincial da Agricultura, para além do apoio do Instituto de Investigação Agronómica, criou uma equipa multi-sectorial, composta por parceiros privados do ramo dos pesticidas, para, nos próximos dias, dar uma solução salutar ao problema que ainda carece de um fitofármaco adequado para o combate.

Anaz Vidro apelou aos agricultores com este problema no sentido de procurarem auxílio dos técnicos das administrações municipais e Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), para garantir apoio técnico, até à intervenção definitiva da equipa multi-sectorial.

“ Os agricultores devem destruir as culturas com a Tuta Absoluta, deixando, assim, os terrenos em descanso, durante uma estação ou um ano agrícola, para que não haja germes que possam manifestar-se no ano seguinte”, aconselhou.

Realçou que, após esta época, nesses terrenos deve ser feita uma rotação agrícola, plantando cereais ou outras culturas que não fazem parte da família do tomateiro, como a batata-rena. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »