Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Partido Cidadãos ganha eleições na Catalunha, mas bloco pró-independência garante maioria

Os partidos pró-independência tiveram a maioria absoluta com um total de 70 das 135 cadeiras disputada nas eleições, de acordo com dados oficiais de 95% dos votos contados.

No entanto, foi o partido pró-sindicalista Cidadãos que foi o mais votado, liderando a alternativa sindicalista com 36 assentos.

No bloco pró-independência, os resultados contabilizados dão 34 deputados ao Juntos pela Catalunha, do ex-presidente catalão Carles Puigdemont; 32 para Esquerda Republicana da Catalunha (Esquerra Republicana) e 4 para a Candidatura da Unidade Popular (CUP).

Em Outubro, os catalães votaram pela separação da Espanha e declararam a Catalunha um estado soberano. Madrid respondeu com força decisiva ao declarar o referendo regional ilegal, dissolvendo o parlamento regional separatista, prendendo a maioria dos líderes pró-independência da Catalunha e empurrando o presidente Carles Puigdemont a fugir da nação, além de pedir uma eleição antecipada para Dezembro.

Foi registada uma participação recorde de quase 82% nas eleições antecipadas para o Parlamento da Catalunha. Na última eleição de 2015, a participação foi de 77%. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »