Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Paradise Papers: UNITA formaliza pedido de investigação ao Fundo Soberano de Angola

Pedido visa investigar denúncias sobre o desvio de verbas do Fundo Soberano
A UNITA entregou formalmente nesta quarta-feira, 6, ao gabinete do presidente do Parlamento a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) às actividades do Fundo Soberano de Angola.

Em declarações à VOA, o chefe da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, disse que a intenção de pedir uma CPI para investigar as denúncias sobre o desvio de verbas do Fundo Soberano já tinha sido manifestada pela direcção do seu partido.

Costa Júnior considera que a proposta constitui um teste “a todo o sistema”, depois dos anteriores pedidos terem sido sucessivamente rejeitados e considerados “inconstitucionais”

A proposta surge na sequência de denúncias feitas a partir de investigações do Consórcio Internacional de Jornalistas indicando que o Fundo Soberano de Angola, gerido por José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, teria permitido empréstimos ilegais com recurso a paraísos fiscais.

As denúncias do “Paradise Papers” apontaram o presidente do Fundo Soberano de ter alegadamente investido mais de três mil milhões de dólares, dos cerca de cinco mil milhões de dólares que constituíram o capital inicial da instituição num paraíso fiscal das Ilhas Maurícias, através da empresa Quantum Global, do empresário Jean-Claude Bastos de Morais.

José Filomeno dos Santos negou tais acusações assegurando não ter havido quaisquer irregularidades na gestão do Fundo Soberano de Angola. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »