Nova vacina prevê erradicar doenças virais em crianças da Lunda Sul

A introdução da nova Vacina Pólio Injectável (VPI), a ser administrada em crianças dos zero aos quatro meses de vida, a partir do dia 13 do mês em curso, vai contribuir para a erradicação de doenças virais, como a poliomielite e malária.

A informação foi dada nesta quarta-feira, em Saurimo, pelo director provincial da Saúde, Costa Samunguinda, na cerimónia de abertura do seminário regional de capacitação de formadores e esclareceu que esta vacina devia ser lançada em Abril deste ano, mas não aconteceu por razões técnicas.

Explicou que será ainda aplicada a segunda dose de vacinas como a “OPV”, penta, “PCV13” e rotavírus, sem interrupção do calendário de imunização em curso, que compreenderá crianças menores de um ano de idade.

A acção de formação hoje aberta, destina-se essencialmente a técnicos de saúde e professores das Escolas de Formação de Técnicos de Saúde, com vista a disseminarem os conhecimentos às diversas localidades da província.

São objectivos do encontro, no qual participam 45 técnicos das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, a sua capacitação com vista ao seu desempenho na vigilância epidimiológica. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »