Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Nova vacina da pólio inactivada será lançada este mês

A vacina injectável contra a poliomielite (VPI) será lançada oficialmente dia 21 deste mês, com objectivo de acelerar a erradicação total dessa doença viral.

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, pela Directora Nacional de Saúde Pública, Isilda Neves, durante um “café de ideias” com jornalistas para reforçar o seu conhecimento para a promoção de mensagens que aumentem o impacto da adesão da população a introdução da vacina da pólio inactivada .

Segundo a directora, a introdução da VPI insere-se num dos grandes objectivos do plano estratégico para a erradicação da poliomielite (2013-2018).

A vacina será ministrada em uma dose única em crianças com quatro meses de vida, em conjunto as segundas doses das vacinas Penta, PCV13 e Rotavírus.

Inicialmente a primeira fase da introdução da vacina será feita nas províncias de Luanda e Bengo e, posteriormente estender-se-á as demais províncias, dependendo do treinamento que está a ser realizado.

Nesta primeira fase, pretendem vacinar cerca de 450 mil crianças e já contam com 450 mil e 100 doses de VPI.

Fez saber que um dos benefícios dessa vacina é a redução do risco de paralisia por poliomielite, em casos de exposição a um vírus tipo 2 após a retirada de OPV2, melhorar a resposta ao surto de pólio, com o uso futuro de uma vacina monovalente tipo 2.

Diminuir a transmissão de um vírus do tipo 2 caso surja reintrodução, aumentar a imunidade aos demais sero tipos de poliovírus selvagens 1 e 2 são também alguns dos benefícios da vacina.

Salientou que a conclusão da formação dos técnicos das unidades sanitárias, o lançamento oficial sobre a introdução da vacina VPI, a distribuição da vacina a todas as unidades sanitárias que prestam serviços de vacinação no país, são alguns passos a serem dados pelo Ministério da saúde no que toca ao programa do calendário de vacinação.

Angola foi considerado como um país livre da circulação do vírus da pólio desde Julho de 2011 pelo comité de certificação regional africano . (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »