Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Notificados mil e 174 casos de HIV em Cabinda

Mil e 174 casos positivos de HIV foram notificados, num universo de 61 mil e 174 pessoas testadas de Janeiro a Setembro do ano em curso, correspondendo a uma taxa de seroprevalência de 1,9 porcento, informou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o coordenador do programa provincial de Cabinda de Luta Contra a Sida, Vanda Júnior.

Em breves declarações à Angop, Vanda Júnior adiantou que em igual período de 2016, o programa testou 55 mil e 57 pessoas, das quais mil e 43 deram positivo correspondendo a uma taxa de seroprevalência de 1,9 porcento.

Justificou a permanência da percentagem serológica, devido a tomada de consciência por parte da população, registando-se uma maior aderência aos serviços de testagem existentes nas unidades sanitárias em relação aos anos anteriores, sendo que os testados positivos começarem o tratamento logo após o diagnóstico.

Vanda Júnior referiu que a faixa etária de 15 a 35 anos é a mais afectada com realce para as mulheres gravidas, por ser a fase da reprodução humana.

Garantiu estarem disponíveis os fármacos para o tratamento dos casos positivos em toda província de forma gratuita, com base a Tripla, Duovir-N, Aluvia, dentre outro.

Exortou mais uma vez a população a aderir ao tratamento para saber o seu estado serológico, de modo a evitar as doenças oportunistas do HIV, causadores do elevado nível de morte por parte dos portadores.

Para o caso das doenças oportunistas do HIV, os pacientes são encaminhados para o Hospital de Contagioso de Santa Catarina, os quais findo o tratamento regressam a unidade sanitária onde faz o seguimento da doença, esclareceu. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »