Município de Luanda com contentores abarrotados de lixo no dia do Natal

O município de Luanda, o mais habitado da capital angolana, apresenta hoje, segunda-feira, um panorama traduzido por inúmeros focos de lixo com contentores abarrotados, criados por ocasião do Natal.

Num encontro mantido na vésperas do Natal (24 de Dezembro, domingo), as empresas de recolha de resíduos sólidos garantiram ao governador provincial de Luanda, Mendes de Carvalho, estarem preparadas a manter a capital limpa durante a quadra festiva.

Mas num périplo efectuado hoje, segunda-feira, pela Angop, constatou-se que a situação piorou. Há um fraco trabalho de saneamento, com contentores cheios e parte de lixo na via pública, pelo facto de se ter verificado uma morosidade na sua remoção.

O cenário é visível em quase todas ruas e avenidas onde existem contentores com destaque para a Deolinda Rodrigues, Rei Katiavala, Revolução de Outubro, Mortala Mohammed, ex-liga Nacional Africana, Kwame Nkrumah, Hoji ya Henda, Cónego Manuel das Neves, Rua da Missão, Major Canhangulo e Ngola Kiluange.

Alguns munícipes são de opinião que se deve deixar de olhar para a quadra festiva como uma preocupação adicional, todos os resíduos produzidos na cidade diariamente devem ter um serviço de recolha normal.

Outros defenederam a necessidade de haver mais eficácia por parte das operadoras na recolha de resíduos sólidos, uma vez que os munícipes cumprem com as suas obrigações em pagararem a taxa obrigatória do lixo.

Acrescentaram que se deve fazer uma contenção de serviços para que a quadra festiva não represente um “pesadelo na recolha de lixo”.

Com mais de dois milhões de habitantes, fazem parte do município de Luanda os distritos da Ingombota, Samba, Maianga, Rangel, Maianga e Neves Bendinha. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »