Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Milhares homenageiam Benazir Bhutto nos 10 anos de sua morte

Primeira mulher a comandar país islâmico foi morta em atentado

Centenas de milhares de pessoas fizeram uma peregrinação nesta quarta-feira (27) em Larkana, na província paquistanesa de Sindh, para prestar homenagem no mausoléu que guarda os restos mortais de Benazir Bhutto, a primeira mulher a se tornar chefe de um governo num país islâmico.

Bhutto foi morta há exactos 10 anos, num atentado terrorista cometido por um adolescente de 15 anos, em Rawalpindi. Ela estava na cidade como parte das visitas de sua campanha eleitoral e o jovem, identificado como Bilal, disparou contra ela e se explodiu no meio de seus aliados.

Membro de uma tradicional família política local, Bhutto é filha de Zulfikar Ali Bhutto e foi premier por duas vezes pelo Partido do Povo do Paquistão (PPP) entre 1993-1996 e 1998-1999.

No entanto, ela sempre foi desacredita pelos militares do país, que alegavam que seus governos eram “corruptos”.

Ao retornar do exílio, em 2007, durante a campanha da presidência de fato de Pervez Musharraf, tomou a decisão de participar ativamente da campanha das eleições legislativas previstas para 2008 e tentar um terceiro mandato.

Ao fim de um comício em Rawalpindi, no dia 27 de dezembro de 2007, estava dentro de um carro blindado, mas decidiu abrir o teto do automóvel para saudar os seus apoiantes. Foi nesse momento que Bilal disparou contra a política. Ela chegou a ser socorrida com vida, mas morreu no hospital assim que deu entrada.

O jovem deixou registado que teria agido em nome do Talibã paquistanês, mas até hoje existem muitas dúvidas sobre quem realmente teria ordenado o crime – que pode ter sido cometido por rivais políticos e teria sido encoberto pelo governo da época. (Notícias ao Minuto)

Com informações da ANSA.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »