Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maravilhas do passado: Egipto anuncia descoberta de luxuosas tumbas do período faraónico

Autoridades do Ministério das Antiguidades egípcio anunciou a descoberta de duas novas tumbas em Luxor, no sul do país. As novas atracções têm pelo menos 3500 anos e estão localizadas a oeste do rio Nilo. Inscrições nas paredes indicam que tratava-se de um cemitério para nobres e poderosos.

Uma das tumbas contém pinturas nas paredes e artefactos de madeira condizentes com a 18ª dinastia, entre os reinos de Amenófis II e Tutmés IV. A outra contém dois eixos funerários com máscaras de madeira, cones funerários, 450 estátuas, vasos de barro e uma múmia, além de uma gravura do faraó Tutmés I pintada no tecto.

“É realmente um dia excepcional”, disse o ministro de Antiguidades, Khaled Anani, citado pela agência Associated Press. “As tumbas particulares da 18ª dinastia já eram conhecidas, mas é a primeira vez que vamos entrar nas duas tumbas”, afirmou.

O ministro completou a fala dizendo que o Egipto espera impulsionar o turismo com as novas descobertas, sector primordial para a economia egípcia e bastante prejudicado pelos protestos da Primavera Árabe em 2011. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »