Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Malanje necessita de 211 médicos de medicina geral

Pelo menos duzentos e 11 médicos gerais são necessários para preencher o quadro do capital humano e melhorar a assistência sanitária nos catorze municípios da província de Malanje.

A informação foi avançada hoje (terça-feira) à Angop, pelo director provincial da Saúde, Avantino Sebastião, quando falava sobre o ponto de situação nos hospitais da província, tendo frisado que este número será o mínimo para colmatar a demanda nas unidades sanitárias.

Precisou que 211 médicos de medicina geral não seria suficiente para dar cobro a problemática da saúde, mas ajuda apenas a minimizar a constante procura pela assistência na cidade de Malanje, uma vez que a província conta com apenas 70 médicos expatriados e 71 nacionais, cifra que não satisfaz as exigências dos serviços humanizados de saúde.

“Todos os dias, por toda a província, mais de 200 crianças e adultos acorrem às unidades sanitárias, o que pressupõe que cada médico muitas vezes tem de atender 30 crianças e adultos ao dia, o que é desgastante, pelo que o aumento de médicos, já minimiza situações básicas da saúde,” frisou.

De acordo com o responsável, a meta para o ano de 2018, é melhorar cada vez mais a saúde da população, por forma a garantir que as famílias malanjinas tenham saúde forte e suficiente para encarar o futuro com confiança e evitar que se propaguem as doenças e mortes.

Para tal, apelou a todos os actores da sociedade, a participar de forma activa nos actos básicos de higiene, limpeza dos charcos de água e pneus, remoção de resíduos sólidos, bem como o uso constante do mosquiteiro, repelentes e inseticidas, de modo a prevenir as doenças mais frequentes no país como a malária, febre tifoide e diarreias aguda.

De recordar que a província de Malanje, tem vindo a registar enchentes constantes nos hospitais, com doenças endémicas, por conta da chuva que cai frequentemente sobre a província. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »