Huambo: Famílias recomendadas a cuidar dos idosos

As famílias angolanas foram recomendadas, quinta-feira, a cuidar dos seus idosos, evitando que estes estejam expostos a maus tratos e se tornem mendigos para saciar a fome.

A recomendação é da vice-governadora da província do Huambo para o sector político, económico e social, Maricel Capama, que falava no acto comemorativo do Dia Nacional da Pessoa Idosa.

Segundo ele, é urgente resgatar os valores da família, para que a pessoa idosa não sofra discriminação, não seja acusada de feiticeira e nem sofra violência física ou psicológica, como infelizmente tem ainda prática em Angola.

Informou os presentes no acto que os idosos desempenham um papel considerável na transmissão de conhecimentos, experiências, tradições e valores à nova geração e na resolução de conflitos na família.

Referiu que a institucionalização do 30 de Novembro, Dia Nacional da Pessoas Idosa, revela o alto reconhecimento do Estado angolano a favor desta franja da sociedade, que continua ser parte activa da sociedade.

Lembrou, todavia, que é responsabilidade do Estado e da família garantir valor que dignifique a consciência social, que passa pelo respeito recíproco com os idosos para a preservação dos valores morais e culturais.

Na província do Huambo existem quatro lares de assistência à pessoa idosa, um dos quais privado, que albergam 193 idosos, porém a direcção local da Assistência e Reinserção Social assiste 1430 idosos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »