Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Hospital Sanatório de Menongue sem medicamentos

O único hospital sanatório de Menongue, no Cuando Cubango, está há meses se medicamentos essenciais para o tratamento exigido dos doentes com tuberculose, desde os internados e ambulatórios.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director da unidade sanitária, Alberto Funvo, informou que a falta de medicamentos tem dificultado a recuperação dos doentes.

Sublinhou que o hospital necessita de medicamentos da primeira fase e segunda (…) para as crianças infectadas com tuberculose, bem como medicamento da primeira fase para os adultos.

Referiu que, muita das vezes as familiares têm recorrido às farmácias para aquisição de medicamentos, mas que nem todos têm a possibilidade para aquisição, um facto que pode agravar a doença.

Actualmente, fez saber, a unidade hospitalar controla 584 pacientes, dos quais 15 internados e 569 em tratamento ambulatório, entre homens, mulheres e crianças, muitos destes vindos de outros municípios da província.

Apontou que o abandono dos pacientes por parte dos familiares tem sido frequente, pelo que apelou no sentido de acompanharem o tratamento dos seus doentes, para melhorar a sua recuperação.

Alberto Funvo deu a conhecer que o uso excessivo do consumo de álcool e a fraca alimentação como algumas das principais causas do aumento de casos de tuberculose.

Defendeu, na ocasião, a necessidade da população recorrer, sempre que sentir alguns sintomas, às unidades hospitalares, com destaque para tosse, febres constantes, emagrecimento progressivo e suor no período nocturno.

O director apontou como principais dificuldades da instituição, a falta de transporte, bem como a necessidade de mais médicos para o hospital.

O hospital sanatório de Menongue tem a capacidade de 20 camas, é assegurado por 32 efectivos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »