Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Hamas assinala 30.º aniversário com concentração de milhares

Vários milhares de palestinianos concentraram-se hoje na cidade de Gaza para assinalar o 30.º aniversário da criação do Hamas, o grupo radical islâmico que controla o território.

Autocarros trouxeram homens, mulheres e crianças com bandeiras verdes do Hamas ou lenços verdes para a praça Al-Katiba.

A manifestação acontece numa altura difícil para o Hamas, que 10 anos depois de passar a controlar a faixa de Gaza, expulsando a Fatah (secular e dirigida pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas), se viu obrigado a procurar a reconciliação com este movimento rival.

Os responsáveis, segundo o Hamas, foram o bloqueio israelita e egípcio das fronteiras do enclave, a falta de apoio das nações árabes e islâmicas, uma taxa de desemprego de 43% e os paralisadores apagões.

A aplicação do acordo de reconciliação Hamas-Fatah, mediado pelos egípcios e assinado a 12 de outubro, tem sido lenta.

A aviação israelita bombardeou hoje três posições do Hamas, na faixa de Gaza, em resposta a projéteis lançados na quarta-feira à tarde contra Israel, anunciaram as forças armadas.

As milícias palestinianas dispararam granadas de morteiro a partir de Gaza para território israelita, um dos quais caiu sem causar danos e outros dois que foram intercetados.

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, as milícias palestinianas lançaram vários projéteis a partir de Gaza, tendo o exército retaliado com bombardeamentos contra alvos do movimento islamita. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »