Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governo saúda eleições na Catalunha e sublinha “soberania de Espanha”

Executivo português está confiante que sejam encontradas “soluções de governação para a Catalunha”.

O Governo português reagiu esta sexta-feira às eleições regionais na Catalunha, que se realizaram ontem, saudando a “ a expressiva participação popular e o elevado grau de civismo com que decorreram as eleições”.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros realça a importância de “encontrar soluções de governação para a Catalunha, preservando a soberania de Espanha”.

Nesse sentido, o Executivo mostra-se confiante de que “as instituições democráticas espanholas saberão cumprir esse desígnio de entendimento e concórdia”.

A posição do Governo português vai ao encontro da posição tomada pela União Europeia, que insiste na importância no diálogo mas que vê com muita cautela um futuro em que a Catalunha se separe de Espanha.

Ontem, recorde-se, o Ciudadanos foi o partido vencedor das eleições regionias, tendo elegido 37 deputados. No entanto, os partidos independentistas conseguiram assegurar uma nova maioria no parlamento e, nesse sentido, deverão formar o próximo governo catalão.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, também já reagiu às eleições de ontem e manifestou disponibilidade para dialogar com o futuro governo regional. No entanto, salientou a importância de que a lei seja cumprida. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »