Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Encaminhados mais de 15 mil processos ao tribunal

Quinze mil e 387 processos foram concluídos e encaminhados ao tribunal no presente ano, pelo Ministério Público junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), de um total de 34 mil 406 processo-crimes.

Esta informação foi prestada hoje (quarta-feira), em Luanda, pela sub-procuradora geral da República, Yemanjá Videira, durante a cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim de ano ao procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós.

Na sua intervenção, a directora nacional de Organização, Planeamento e Estatística da Procuradoria referiu que, quanto ao movimento de arguidos preventivamente presos, registaram-se 45 mil 667, sendo que 34 mil 41 mereceram despachos de soltura por razões legais.

No que se refere ao movimento processual junto dos tribunais de primeira instancia, Yemanjá Videira referiu que deram entrada um total de 26 mil 269 processos, dos quais 20 mil 299 foram introduzidos em juízo, mediante despachos de procuradores da República.

Quanto às audiências de julgamento realizadas, a directora explicou que o número provisório cifra em 14 mil 55, com 841 recursos.

Disse que no âmbito da capacitação institucional, a PGR realizou duas acções de formação sobre as boas práticas no combate ao tráfico de seres humanos, dirigidas aos magistrados do Ministério Público, com o apoio do Escritório das Nações Unidas contra Droga e o Crime (UNODC) e da SADC.

Discursando na cerimónia, o procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, apontou o combate ao terrorismo e ao branqueamento de capitais como prioridades para o ano de 2018 e garantiu que uma equipa da procuradoria trabalha nos casos “BPC” e “AGT”.

Pediu aos magistrados maior humildade, de modo que os cidadãos tenham maior acesso à justiça. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »