Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cunene: Comercialização da carne regista subida em Ondjiva

O preço de comercialização da carne bovina e suína nos principais talhos da cidade de Ondjiva, província do Cunene, registaram desde Novembro aumento, devido a subida do preço de aquisição de animais.

Segundo pode apuro a Angop, quinta-feira, o kilo de carne bovina está a ser comercializado por 1800 kwanzas, contra os mil e 200 anteriores.

O proprietário do talho Pawa localizado no bairro Naipalala, José Kayovo , disse que a subida deve-se ao custo da compra do boi, acrescentando que anteriormente compravam os animais por 60 a 80 mil kwanzas, mas actualmente é comercializado por 160 a 200 mil kwanzas.

Domingos Tchivela do talho Kafito disse que a subida resulta dos custos de aquisição de animais vivos, que subiu consideravelmente e com o transporte não será possível praticar o preço anterior.

João Katuto do talho Benvindo explicou que a procura de animais aumentou no mercado rural, que regista actualmente um maior fluxo de compradores oriundos de outras províncias, aliciando os criadores tradicionais de gado com preços altos

Já o inspector do comércio no Cunene, Calmindo Napoleão afirmou que o aumento do preço da carne, resulta de uma concertação da comissão de avaliação de preços na intenção de encontrar um valor de consenso que beneficie tanto o consumidor como o vendedor.

Calmindo Napoleão disse que o custo de aquisição de animais, transição do local de venda ao de abate, entre outros, envolve encargos para os operadores, resultando na alteração dos preços. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »