Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuanza Norte: Administrador de Cambambe insta jovens apostar na formação técnica

O Administrador municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, Adão António Malungo, instou neste domingo, no Dondo, os jovens no sentido de aliarem a formação académica à profissional, com vista a aquisição de conhecimentos que os permitam interpretar melhor os desafios do futuro.

Falando à Angop, a propósito do plano estratégico de desenvolvimento da circunscrição, aprovado recentemente pela administração local, o responsável disse que o país conhece actualmente um novo modelo de governação, com múltiplas tarefas atribuídas aos municípios, cuja eficácia passa pelo domínio da técnica por parte da juventude.

Salientou que tal processo vai exigir maior envolvimento dos jovens, que poderão ser chamados para os desafios que se colocam as futuras autarquias, que o Executivo pretende implementar, na sequência do Programa de Governo de 2017-2022.

Referiu que no âmbito do aludido plano estratégico, a administração de Cambambe preconiza o aumento da rede escolar da circunscrição, com realce para a implementação de cursos profissionalizantes, no Instituto Médio Politécnico local.

O plano contempla ainda a reabilitação das vias terciárias e o incentivo para o desenvolvimento da actividade agro-pecuária, através do treinamento de extensionistas rurais.

Segundo o responsável, este desiderato implica a selecção de jovens locais para assumir tais responsabilidades, sem necessidade da mobilização de mão-de-obra qualificada em outras localidades do país, salvo nas áreas em que a região carece de quadros.

Realçou que a implementação das autarquias locais, representa um enorme desafio para a juventude angolana, particularmente, do município de Cambambe, que vai requerer inúmeras valências para o exercício da técnica, a julgar pelo seu vasto parque industrial, em fase de reactivação, bem como pelo surgimento de novas fábricas.

Esclareceu que a circunscrição possui uma reserva fundiária com mais de 500 hectares, para albergar um pólo industrial, a ser constituído por 70 fábricas, o que reforça a necessidade da formação integral dos jovens, sob pena de verem seus lugares ocupados até mesmo por expatriados.

Para si, tais avanços reflectem a necessidade da auto superação dos jovens, visando contribuir para o crescimento económico do país, e disputar com outros quadros, nesta nova era de desenvolvimento.

Com uma superfície de cinco mil, 212 quilómetros quadrados, o município de Cambambe, constituído por 10 municípios, possui uma população estimada em 90 mil 766 habitantes.

A circunscrição foi antes considerada como 4º parque industrial do país, a par de Luanda, Benguela e Huambo. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »