Como fazer investimentos pode mudar sua vida?

Reforma da previdência, queda contínua da Selic, crise econômica, reforma trabalhista, desemprego… Ufa! São tantos assuntos discutidos na mídia econômica atualmente que abrir uma página desta editoria em qualquer jornal pode confundir cada vez mais a cabeça de quem procura um rumo para suas finanças.

E para jogar mais fermento ainda nesta receita, ano que vem o Brasil vai passar pelo processo eleitoral mais esperado dos últimos anos, o que influi diretamente nos nossos bolsos. Afinal, eleições levam a um aumento exponencial nos gastos públicos e isso pode mexer nos índices de inflação. Neste cenário, como fazer os melhores investimentos e de que maneira isso pode mudar nossas vidas, principalmente em 2018? Fizemos uma lista de quatro entre os principais benefícios.

Principais benefícios dos investimentos

1) Tenha em mente que o planejamento e o investimento financeiro tem um poder imenso de manter nossa tranquilidade física e mental. Afinal, nada melhor que, em tempos de incertezas econômicas, ter garantias de que seu dinheiro não vai faltar nos próximos anos mesmo em caso de momentos emergenciais. Mais do que isso, muitas pessoas almejam viver apenas com os rendimentos de suas aplicações sem precisar trabalhar ou ter qualquer outra fonte de renda.

Com a vida financeira em ordem, você pode dar atenção ao que realmente te importa já que sem cérebro não vai perder tempo se preocupando com falta de dinheiro. Roger Henderson, um pesquisador britânico na área de saúde mental, foi o responsável por criar o termo “doença do dinheiro” para definir os diversos sintomas físicos e psicológicos apresentados por pessoas que por problemas financeiros estão estressadas, apresentando sintomas como dor de cabeça, falta de ar, náusea ou mesmo o desenvolvimento de doenças como depressão ou síndrome do pânico. Investir é não cair nessa engrenagem. Em outras palavras: o dinheiro vira seu aliado!

2) Quando se começa a investir você busca um objetivo para sua vida e não se torna uma “metralhadora” que atira para todos os lados. Ou seja: você quer abrir um negócio? Ter uma velhice tranquila apenas recebendo aluguéis de apartamentos? Investir em um programa de previdência privada diante das incertezas da reforma que o atual governo que aprovar? Ao definir um rumo certo da sua vida financeira, pesquisa as melhores maneiras de alcançá-lo.

3) Ao investir e obter retorno financeiro, você “dribla” o pagamento de taxas astronômicas. Os juros rotativos do cartão de crédito no Brasil estão em um patamar próximo a 400%, uma das maiores do mundo. Já a taxa média de cheque especial está pouco acima de 320%. Portanto, investimentos não servem apenas se pensarmos em longo prazo, como a maior parte das pessoas acredita. É possível – e recomendado –  investir para fazer uma viagem, trocar de carro ou realizar desejos mais imediatos. Essa opção se mostra válida ao lembrarmos que a junção de planejamento e investimento para juntar dinheiro é a melhor maneira de evitar empréstimos ou prestações com todos estes encargos sufocantes.

4) Outro benefício é fazer seu salário render. Muitas pessoas afirmam que não investem porque não sobra dinheiro quando ele cai na conta no início do mês. Ora, vamos pensar de maneira inversa: as vezes seus gastos estão repletos de “mimos” e gastos desnecessários. Coloque em uma planilha, identifique os gastos que não te servem de verdade e comprometa-se a investi-lo, mesmo que seja um valor pequeno.

Novas opções de investimentos

Antes de encerrar o artigo, vale citar o principal equívoco que envolve este assunto. Muitas vezes a população não enxerga os principais pontos positivos de se fazer investimentos porque no Brasil ainda se tem a ideia de que a Caderneta de Poupança é a única solução. Pesquisa da Federação do Comércio do estado do Rio de Janeiro divulgada recentemente aponta que 76% dos brasileiros dão preferência para a poupança. Como o rendimento deste método é muito baixo, isto acaba frustrando as expectativas de retorno financeiro. Procure, pesquise, converse e tente novas opções de investimentos. Da maneira certa, esta prática vai só ajudá-lo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »