Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Chefe de Estado mantém encontro com homólogos

O Presidente da República, João Lourenço, manteve ontem, em Abidjan, encontros separados com os chefes de Estado da França, Emmanuel Macron, e do Congo, Denis Sassou Nguesso, e o rei do Marrocos, Mohammed VI, com quem discutiu assuntos de interesse bilateral.

Os encontros foram realizados pouco antes de regressar ao país, depois de ter participado na quinta Cimeira entre a União Africana e a União Europeia, que decorreu de 29 a 30 do mês findo, em Abidjan.

O Chefe de Estado fez-se acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, de ministros e de membros do seu gabinete. Aproximadamente cinco mil participantes de cinquenta e cinco países africanos e de vinte e oito europeus tomaram parte da cimeira, que discutiu o futuro das relações entre os dois continentes.

As Nações Unidas, representadas ao mais alto nível, pelo Secretário-Geral, António Guterres, e demais organizações internacionais desempenharam, igualmente, um papel bastante interventivo na cimeira que assinala dez anos de parceria entre os dois blocos.

A cimeira, que decorreu sob o lema “Investir na Juventude para um Futuro Sustentável”, foi presidida pelos líderes da União Africana e União Europeia, respectivamente, Alpha Condé e Donald Tusk.

Dados disponibilizados pela União Europeia indicam que o plano de investimentos externos do bloco conjectura aplicações na ordem dos 3,4 mil milhões de euros em África. A cifra não inclui os investimentos privados, que podem rondar os 44 mil milhões de euros, em cinco áreas prioritárias.
A última sessão temática plenária da cimeira foi dedicada à cooperação em matéria de boa governação. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »