Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Centro de formação profissional Agostinho Neto concluído em 2018

As obras de ampliação e reabilitação do centro de formação profissional “Agostinho Neto”, situado na cidade do Luena, província do Moxico, com capacidade para formar mil e quinhentos técnicos, será concluído em 2018.

Trata-se de uma infraestrutura com 14 salas de aulas, biblioteca, áreas técnicas, sala de professores, área administrativa, área para aulas práticas, refeitório, áreas de lazer, oficinas, entre outras, cujas obras encontram-se executadas a 97 porcento.

Em declarações à imprensa, no final da visita efectuada sexta-feira às obras, o secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Manuel de Jesus Moreira, adiantou que dentro de duas semanas virão técnicos da capital, a fim de averiguar o ponto de situação e criar-se condições técnicas e humanas para o seu arranque.

Disse que o centro terá missão de capacitar técnica e profissionalmente mais de mil jovens e vai receber dentro em breve equipamentos para as oficinas de serralharia e carpintaria, material eléctrico, e outros que serão usados em diversas áreas de formação com vista a permitir o seu arranque brevemente.

Na ocasião, ressaltou a importância da conjugação de esforços entre o governo da província e o MAPTSS em trabalhar em conjunto, de formas a encontrar-se soluções rápidas no que tange a carência de combustível e energia vividas em alguns centros de formação.

Reforçou que a formação profissional dos jovens e a criação de empregos para esta franja constitui a principal preocupação do novo Executivo, daí a necessidade de criar-se a breve trecho condições no sector, de formas a absorver o maior número possível de jovens em formação técnica e profissional.

No seu trabalho de campo realizado na cidade do Luena e arredores constatou o grau de funcionamento da escola rural cidadela jovens de sucesso em Sacassanje, do centro local de empreendedorismo e emprego (CLESE), da direcção provincial de segurança social.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Moxico controla sete centros de formação profissional com 20 cursos, nomeadamente, carpintaria, serralharia, alvenaria, empreendedorismo, informática, electricidade, agricultura, corte e costura, culinária, inglês entre outros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »