Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cardeal Nascimento lança “O meu Diário”

“O meu Diário” é o título do livro de memórias do Cardeal Alexandre do Nascimento lançado ontem, na Universidade Católica de Angola, em Luanda, na presença de entidades eclesiásticas, entre os quais o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Peter Rajic, membros do Executivo, magistrados judiciais, familiares, estudantes e amigos do autor.

A obra, editada pela Ideasing Filomena Soares, contém 749 páginas, prefácio do anterior Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Novatus Rogambwa, e uma tiragem de mil exemplares.

Durante a cerimónia de apresentação, o bispo auxiliar de Luanda, Dom Zeferino Martins, referiu que o livro narra a vida sacerdotal de Dom Alexandre do Nascimento e está repartida em três períodos. O primeiro vai de 1947 a 1961, o segundo de 1962 a 1975 e o último de 1976 a 2003.

Dom Zeferino Martins destacou a personalidade do autor de “O meu Diário”, tendo enaltecido a sua qualidade de homem a partir do que lhe é característico e definível: “a alma e os seus estados de espíritos, emoções e relações”.

Dom Zeferino sustentou que no convívio com o Cardeal Alexandre do Nascimento é fácil encontrar um homem que nutriu a sua vida intelectual, cultural, social e o seu percurso eclesiástico com notáveis mestres e responsáveis académicos e políticos da esfera nacional e mundial.

Visivelmente emocionado, o Cardeal lembrou a experiência de exílio forçado na época colonial e sublinhou que vale a pena ser angolano.

Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Comunicação Social lembrou que teve o privilégio de conhecer o Cardeal em 1977. Desta época Celso Malavoloneke mencionou experiências e factos vividos na sequência dos acontecimentos do 27 de Maio deste ano, e anos depois o rapto aquando da sua deslocação a uma Missão Católica na província do Cunene, então sob ocupação sul-africana. “Tenho esta relação muito especial de filho, que mantemos até hoje e orgulho-me de ver a sua satisfação e saber que os meus êxitos lhe dizem muito”, ressaltou. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »