Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bié: MINARS controla mais de cinco mil deficientes físicos

Pelo menos cinco mil 623 pessoas portadoras de deficiência são controladas pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção do Bié.

Falando à Angop hoje, sábado,, no quadro do dia internacional da pessoa com deficiência (3 de Dezembro), a directora da Assistência e Reinserção Social (Minars), Alda Chapnga, sublinhou que destas figuram pessoas com problemas mentais, fala, auditivvos, amputados de membros inferiores e/ou superiores.

Disse ainda que o governo continua a implementar programas para a melhoria da assistência social da pessoa portadora de deficiência, apelando às demais instituições e pessoas de boa-fé no sentido de solidarizarem-se com os portadores de deficiência confinados nos lares e no seio das famílias, pois muitos carecem de apoio, social e moral.

Entretanto, no âmbito das comemorações da efeméride, o sector da Assistência e Reinserção Social promoveu palestras, visitas à instituições de acolhimento de idosos e portadores de deficiência física, bem como doou bens alimentares.

Em declarações à Angop, Maria Jamba, deficiente física vítima da lepra, reconheceu os esforços do governo por solidarizar-se com as pessoas vulneráveis, criando condições para sobrevivência e inserção na sociedade.

A província possui três instituições, nomeadamente o Lar “Elavoco Lyomuenho”, criado em Agosto de 2012, tem capacidade para acolher 156 idosos, mas alberga apenas 60, a leprosaria do bairro São José, com 63, e o complexos casas lar, com 56 idosos, todas na cidade do Cuito (Bié). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »